Gestão de Resíduos UFG: Recicláveis
![]()
Você sabe disso?
Agora muita atenção: Na UFG os maiores geradores de resíduos orgânicos são as lanchonetes e restaurantes.
Você sabia que? Atualmente os resíduos orgânicos não possuem uma forma de aproveitamento. São destinados para a coleta convencional ao aterro sanitário de Goiânia.
Quem faz a coleta Seletiva na UFG atualmente? Os resíduos recicláveis são destinados às cooperativas de catadores de resíduos recicláveis, conforme decreto 10.946/2022
“O lixo que antes era um problema, pode se tornar produto de valor para as cooperativas e principalmente para a natureza”.
Você sabe quais são os benefícios que a UFG
e os colaboradores possuem com a Coleta Seletiva?
- Melhoria da limpeza e qualidade do ambiente de trabalho;
- Diminuição da exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis;
- Diminuição do impacto ambiental na geração de resíduos: poluição do solo, da água e do ar;
- Diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos;
- Diminuição de custos no processo de destinação de resíduos;
- Parceria com organizações comunitárias, gerando inclusão social e responsabilidade social.
Atenção! São inúmeros benefícios sociais e ambientais promovidos pela UFG.
- Aumento da vida útil dos aterros sanitários;
- Diminuição de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável;
- Diminuição dos gastos com limpeza urbana;
- Melhoria da qualidade dos compostos produzidos a partir da matéria orgânica;
- Gera empregos e visa a sustentabilidade para as pequenas e grandes cidades;
É bem simples: Separe o reciclável do orgânico