Gestão de Resíduos UFG: Recicláveis

Icone Reciclaveis

Você sabe disso?

Agora muita atenção: Na UFG os maiores geradores de resíduos orgânicos são as lanchonetes e restaurantes.

Você sabia que? Atualmente os resíduos orgânicos não possuem uma forma de aproveitamento. São destinados para a coleta convencional ao aterro sanitário de Goiânia.

Quem faz a coleta Seletiva na UFG atualmente? Os resíduos recicláveis são destinados às cooperativas de catadores de resíduos recicláveis, conforme decreto 10.946/2022

 

 

 

 

 “O lixo que antes era um problema, pode se tornar produto de valor para as cooperativas e principalmente para a natureza”.

 

 

Você sabe quais são os benefícios que a UFG

e os colaboradores possuem com a Coleta Seletiva?

 

  • Melhoria da limpeza e qualidade do ambiente de trabalho;
  • Diminuição da exploração de recursos naturais renováveis e não renováveis;
  • Diminuição do impacto ambiental na geração de resíduos: poluição do solo, da água e do ar;
  • Diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos;
  • Diminuição de custos no processo de destinação de resíduos;
  • Parceria com organizações comunitárias, gerando inclusão social e responsabilidade social.

 

Atenção! São inúmeros  benefícios sociais e ambientais promovidos pela UFG.

  • Aumento da vida útil dos aterros sanitários;
  • Diminuição de custos de produção pelas indústrias que reaproveitam o material reciclável;
  • Diminuição dos gastos com limpeza urbana;
  • Melhoria da qualidade dos compostos produzidos a partir da matéria orgânica;
  • Gera empregos e visa a sustentabilidade para as pequenas e grandes cidades;

 

É bem simples: Separe o reciclável do orgânico